sexta-feira, 20 de abril de 2018

Virtudes e Vícios. (Uma Lição Espiritual)


Virtudes e Vícios. (Uma Lição Espiritual)

Um homem foi até um sábio ancião pedir ajuda por causa de suas tristezas constantes. Era um homem amargurado e impaciente, vingativo e irado. Cheio de problemas emocionais e pessoais. O bom ancião olhou para aquele homem cheio de amarguras, seu coração parecia  um deposito de ruínas queimando sob fumaça sufocante.  Tão pesado era seu coração que a sua alma gemia sufocada. Ele olhou para aquele bom idoso e disse:
- Que faço? Sou um homem cheio de rancores e amarguras, minha vida é um mar de lamentações  e dentro de mim, nuvens de chumbo parecem afogar meu coração nas magoas do absinto.
O sábio ancião levantou-se e conduziu aquele homem para um bosque, e lhe mostrou uma pequena planta, era a semente de um cipreste que tinha germinado. O ancião olhou para aquele homem e disse:
- Arranque esse cipreste
O homem tomou em suas mãos aquela frágil plantinha e arrancou com muita facilidade.
O ancião fez um gesto com as mãos e chamou aquele homem mais adiante, e ambos agora estavam diante de uma enorme arvore, era um cipreste muito antigo, um tronco enorme e uma arvore alta. O ancião então ordenou:
-Abrace e arranque-a
O homem rancoroso olhou para o ancião e disse:
-Isso é impossível!
O ancião retrucou:
-tente!
Então aquele homem abraçou aquela enorme arvore, e tentou arrancá-la. O ancião gritava e insistia para que aquele homem tentasse arrancar aquela arvore, mas mesmo usando todas as suas forças, nada acontecia, a arvore continuava fixa naquele lugar.
Exausto o homem  caiu sentado sobre á relva, e o ancião sentou-se ao lado dele e diz:
- Nossos sentimentos e ações são como pequenas sementes, enquanto elas estão pequenas e germinam, estão sob nosso controle, elas crescem, criam raízes profundas para se tornarem profundamente fixas dentro de nós. Os vícios e os sentimentos, tudo funciona assim. Você nunca pode permitir que elas se fortaleçam e ganhe profundidade dentro do coração, de outra forma, será muito difícil arrancá-las de dentro de você.
A presente estória serve como lição para nós. Permitimos que a raiz de amargura penetre no profundo da nossa alma, porque não queremos perdoar, então  quando as raízes se aprofundam dentro do nosso ser, elas sugam a nossa força emocional para frutificar os mais amargos frutos.  Amarguras, invejas, orgulho, impaciência, desanimo, todos esses frutos surgem quando as raízes dos problemas sentimentais e emocionais se enraízam dentro de nós, e ganham profundidade com a nossa permissão. Achamos que guardar ódio dentro do coração, nutrir pensamentos de vingança, não liberar perdão trará benefícios pessoais para nós. Achamos que a impaciência nos momentos difíceis cooperam  para o nosso beneficio, achamos que alimentando nossa avareza seremos felizes, que  alimentando nossa concupiscência iremos saciar nosso desejo de alegria, que sustentado a fome de nossos vícios iremos alcançar a satisfação pessoal de existência. Tudo isso é um mero erro, ao alimentar essas coisas perversas, elas ganham raízes, e quando se aprofundam dentro do nosso ser, elas tornam-se difíceis de serem arrancadas e extirpadas da nossa vida. Tudo dentro de nós se torna um fardo, porque o cresce ganha peso emocional e espiritual, tornando-se um fardo, nos escravizam e nos destroem completamente arruinando todo o sentido da nossa vida.
A maior e a mais desastrosa dessas armadilhas do engano é achar que tendo senso de grandeza é uma via para a felicidade, quando nosso ego ganha volume dentro de nós, achamos que quando nos tornamos grandes aos olhos do mundo, quando temos necessidade de aplausos e fama, isso vai nos trazer felicidade, quando na verdade nos escraviza e nos arruína completamente.
Milhões de pessoas no mundo estão carregando dentro da alma uma floresta sinistra, verdadeiros antros de sombras nutrem dentro de si o medo sombrio, a escravidão do vicio, precisam carregar os mais pesados fardos emocionais e espirituais, viver sob o domínio tirano de suas paixões, conviver com a ruína de suas próprias escolhas.
Assim como o povo Hebreu arrancou os pendentes egípcios (Êxodo 32:2)  um homem em tão terrível condição precisa arrancar todas as coisas inúteis da sua vida, tudo aquilo que provoca ruína deve ser banido, toda a vontade maligna, toda a inclinação ao mal, toda a lascívia, todas as paixões carnais, não há outra alternativa, ou você permite que toda a sorte de malignidades sejam arrancadas e destruídas dentro de ti, ou elas te destruirão.  Não há alternativas intermediarias. É uma questão de vida e morte. Apenas afirmo que somente os limpos de coração verão a Deus. (Mateus 5:9)

(Clavio J. Jacinto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Footer Left Content